sexta-feira, 9 de abril de 2010

Dep. Cássio Andrade pede desenvolvimento para o Marajó

O desenvolvimento sustentável com maiores investimentos para a região do Marajó esteve na pauta de discussões de uma sessão especial realizada ao final de março na Assembléia Legislativa do Pará, a pedido do deputado Cássio Andrade, líder do PSB.
Entre as reivindicações destacadas pelos oradores estão à extensão da energia de Tucuruí para os municípios do Marajó, através de um ‘Linhão’; implantação de hospital regional de Breves e os hospitais municipais de Bagre e Melgaço; e a proposta de transformação da Região em Território Federal do Marajó, em tramitação no Congresso Nacional.
“Conseguimos perceber que existem sim formas de investimentos do Estado e da União para se solucionar os graves problemas da região, e retirá-la da condição de ter um dos menores índices de desenvolvimento humano do Brasil”, avaliou.
Energia
Para Andrade, o projeto do Linhão levando energia para o Marajó previsto para ser estendido até 2011 é fundamental para isso. Pelo projeto do governo federal, a energia de Tucuruí será repassada pela subestação de Cametá para Breves, que em seguida distribuirá para os demais municípios da ilha.
O líder do PSB destacou ainda da necessidade da construção do Hospital Regional de Breves, que se encontra atrasado, “praticamente vai atender quase todo o Marajó, e ele em funcionamento vai promover o atendimento médico hospitalar de alta e média complexidade naquela região”, garantiu.
Texto: Carlos Boução
Foto: Ozéas Santos/Alepa