sexta-feira, 1 de abril de 2011

Porto Espadarte é importante para o Estado

Foto: Assessoria do Dep. Cássio Andrade


O deputado Cássio Andrade, líder do PSB, participou da sessão especial que discutiu a implantação do Porto Espadarte, em Curuçá, pela Empresa Vale do Rio Doce, realizada na quinta (17/03), a pedido da deputada Simone Morgado (PMDB).
Para Cássio o projeto de construção do Porto do Espadarte é importante para o futuro do Estado. Para ele é infantil a concepção de manutenção de 100% da meio natural. “Não se tem como falar em desenvolvimento, em crescimento e na melhoria na qualidade de vida, sem falar em impacto ambiental”, entretanto, para ele, “a legislação e as tecnologias disponíveis podem reduzir ao máximo esses impactos”,
considerou.
Na avaliação de deputado a não construção do porto somente beneficiaria os grandes países ricos desenvolvidos que ganham mercado mundial e não querem ver o Brasil competindo com eles. “A Vale tem recursos para criar alternativas as pessoas, aos municípios, que porventura sejam agredidas em suas qualidades de vida e no seu sustento econômico” propôs Cássio.
Ao final da reunião foi aprovada a criação de um Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Pará, com o objetivo de discutir a viabilidade econômica e social e os impactos que o ambiente sofreria com a implantação do porto na região. O Fórum será constituído por parlamentares, prefeitos, MP, representação do governo do Estado, da sociedade civil e dos moradores da região envolvida no projeto.

Projeto – O porto seria construído no estuário do rio Curuçá, na costa norte do município de Curuçá, a 70 km da cidade de Castanhal e 140 Km de Belém. Com um calado de 25 metros. O ‘Espadarte’ ficaria localizado a 520 km de Carajás, 372 km a menos do terminal de Ponta da Madeira, no Maranhão, onde a Vale escoa hoje sua produção de minério. Projeções estimam movimentação em torno de 80 milhões de toneladas por ano.


Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. Cássio Andrade