quinta-feira, 2 de junho de 2011

Alepa leva projeto Cidadania à Ananindeua

O projeto Cidadania, da Assembleia Legislativa, foi, sábado (30/04), até o município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. A decisão de levar serviços à população foi do deputado Manoel Pioneiro,  presidente da Alepa, à pedido da Igreja Matriz do município. Os deputados Cássio Andrade e Eliel Faustino também estiveram presentes no evento. A ação social aconteceu na Praça ao lado da prefeitura de Ananindeua.
“O objetivo é  levar  este projeto para os quatro cantos do Estado do Pará. Vamos oferecer oportunidade de atender a população mais carente, que terá à disposição vários serviços de cidadania como, por exemplo, os documentos completos.  Além disso,  o projeto leva profissionais  para atender uma necessidade básica da população que é a saúde. Iniciamos aqui em Ananindeua mas vamos dar continuidade já nos próximos finais de semana em outras cidades. É uma forma do Legislativo atender aos anseios de uma comunidade e trabalhar para que alcancem a cidadania plena’’, explicou Pioneiro.
Foram cerca de mil atendimentos durante a realização da ação em Ananindeua. A população teve acesso à emissão de documentos como carteira profissional, certidão de nascimento, carteira de identidade, título de eleitor, verificação de pressão, glicemia, aplicação de flúor, atendimento jurídico, entre outros serviços.  
“Fui em um órgão para tirar a segunda via da minha identidade, mas era pago. Fui avisado  que  neste evento eu tiraria sem custo. Para a população é muito importante esta iniciativa pois certas horas precisamos e não temos dinheiro disponível, como foi o meu  caso”,afirmou Leandro Souza.
O projeto Ação Cidadania conta com a parceria do Prodepa e da Polícia Civil com uma diferença este ano: todos os documentos foram entregues na hora. “Antes, os documentos eram solicitados e entregues após alguns dias. Desta vez entregamos todos na hora. Ver a satisfação da população com esse tipo de serviço foi gratificante”, disse o coordenador do projeto, Antônio Roberto Ferreira.
O projeto é desenvolvido pelo Centro de Atendimento ao Cidadão da Assembléia Legislativa,  para atender todos os municípios do Estado do Pará. O cronograma  está montado até 2014, com previsão para realizar quatro projetos por mês, nos finais de semana.  As próximas ações serão em Tucumã, Rio Maria e Mãe do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e pelo seu comentário!